Whatsapp (11) 97096-4544 Av. Guilherme Cotching, 1131 - Vila Maria - Próximo a Caixa Econômica Segunda a Sexta 08:00 – 19:00hs Sabado 08:00 – 14:00hs
IMG-LOGO
Home / blog / Habilitação especial: Passo a passo para obtê-la

Habilitação especial: Passo a passo para obtê-la

Habilitação especial: Passo a passo para obtê-la

O que é necessário para se ter uma?

A carteira nacional de habilitação convencional e especial possuem a mesma função. A única distinção está no papel, na habilitação especial tem informações sobre as restrições do motorista que possui necessidades especiais.

A princípio a documentação para se conseguir uma CNH especial é a mesma da convencional.

Ter 18 anos;
Ser alfabetizado;
RG (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Comprovante de residência;
Foto 3×4;
A diferença está na equipe médica que vai realizar os exames e analisar a desenvoltura da pessoa que tem necessidades especiais.

Se você já tem a habilitação tradicional e sofreu alguma tipo de acidente que diminuiu a sua mobilidade ou desenvolveu alguma doença, pode realizar a troca da CNH. A renovação da sua carteira de habilitação tem que ser feita o mais rápido possível para que você não seja multado.

Clínica credenciada em habilitação especial
Após tudo estar com toda a documentação em ordem, é preciso procurar uma clínica credenciada para a realização do exame médico e psicotécnico, que é feito de modo diferente para deficientes. Depois disso, o motorista deve encontrar um Centro de Formação de Condutores para fazer o exame teórico.

Condutores que possuem carteira de habilitação especial têm direito à isenção de impostos na compra de um carro adaptado.

 

Qual é o valor do exame médico?
Em São Paulo o Detran cobra R$62,19 para realização dos exames médicos na primeira habilitação especial. Já para a renovação é cobrando R$84,81.

Autoescola
Ao procurar uma autoescola é preciso se certificar que a mesma possui um veículo adaptado para a aulas práticas.

O aluno que pretende tirar a habilitação especial deve cumprimir 45 horas aula de direção antes de realizar a prova prática.

A prova prática é a mesma que é aplicada na para CNH “comum”, não há mudança no critério de avaliação.

Doenças que dão direito a CNH Especial?
Uma pesquisa que foi realizada pelo IBGE mostra que 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, por isso há a isenção de impostos na compra de carros 0km.

Atualmente existem aproximadamente 70 doenças que garantem ao cidadão a isenção. Veja alguma delas:

Síndrome de Imunodeficiência adquirida (HIV)
Câncer
Moléstia profissional
Tuberculose ativa
Alienação mental
Esclerose múltipla
Neoplasia maligna
Hanseníase
Paralisia irreversível e incapacitante
Problemas nos joelhos (mesmo que tenham sido operados)
Paraplegia
Paraparesia
Hérnia de disco
Bico de papagaio
Lordose
Escoliose graves
L.E.R.- lesão por esforço repetitivo:
Bursite
tendinite graves
Artrite

Olá, deixe seu comentário para Habilitação especial: Passo a passo para obtê-la

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Patrícia Cunha

Patrícia Cunha

boa noite...meu esposo, que é pessoa com deficiência (falta de vitamina B12, que afetou o sistema nervoso... porém afetou somente os membros inferiores) fez a renovação da carteira em março de 2019, onde houve acréscimo de várias letras... o tempo passou e até que trocamos de carro e demos entrada no processo para a adaptação do carro novo, se verificou que havia uma letra "I" que exigia "um controle" fixado no volante para todos os comandos do carro, o que inicialmente não era preciso. Como já havia passado o tempo de recorrer, precisou agendar nova perícia. Esteve na mesma clínica e com os mesmo médicos...levando laudos, inclusive atualizados do diagnóstico, exames e até um laudo clínico do fisioterapeuta descrevendo sua atual condição. Seus membros superiores são intactos, trabalha registrado e desenvolve suas atividades cotidianas com muita desenvoltura. Quando questionado ao médico, sobre a possibilidade de retirar essa letra "I" das observações, para que não fosse necessario acrescentar esse controle e manter o acelerador e freio no volante, como era para ter feito desde o início... o médico disse que a lei havia mudado e não poderia retirar a letra, e que qualquer deficiência, independente do grau, o carro precisa ser adaptado com esse controle. Gostariamos de saber se essa informação procede. Se é real... porque conhecemos tantas pessoas que possuem carro adaptados de acordo com a deficiência. vcs poderiam nos ajudar?
★★★★★DIA 23.12.19 21h16RESPONDER
Auto Escola Viana
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/
x

Olá! Solicite por aqui também um atendimento.

Orçamento? Pergunte aqui.